quarta-feira, 19 de setembro de 2012

ECD Apresenta Equipamento de RCPTu no SENAC de São Paulo


No dia 1o de setembro de 2012, a equipe da ECD Sondagens Ambientais apresentou o seu equipamento de RCPTu para os alunos do curso de Pós-Graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas do SENAC-SP.
A apresentação foi feita no próprio Campus Santo Amaro, no "campo de provas" do curso, atendendo a um convite do docente da disciplina de Técnicas de Investigação, o professor Vicente Aquino Neto, referendado pelo Coordenador do Curso, o professor Rodrigo Cunha.
A ECD foi representada pelo Diretor Técnico Marcos Tanaka Riyis, pelo Engenheiro Ambiental Rafael Muraro Derrite, pelo Técnico Ambiental Tiago Ferreira, pelo Técnico em Mineração Eduardo Rodrigues (um dos Técnicos-Operadores da ECD), e pelo Encarregado de Sondagem Charles Oliveira, que levaram a campo a Sonda Hidráulica montada sobre Trator, a ECD-TR-01, munida de todo o ferramental para a cravação do piezocone de resistividade (RCPTu), mais um conjunto de Trados Sólidos para sondagem convencional e, obviamente, o equipamento do RCPTu em si.
Foi uma oportunidade muito boa de mostrar as possibilidades de uso dessa ferramenta de investigação de alta definição, que pode proporcionar uma melhora substancial na elaboração de um modelo conceitual hidrogeológico mais preciso e com menos incertezas. Pôde-se perceber o grau de detalhe das informações obtidas do perfil e, comparando-se com métodos consagrados como o Direct Push, apresenta vantagens, como a não-necessidade de recuperação de amostras em solos arenosos e saturados, que dificilmente são recuperadas nos amostradores tipo "liner". O ensaio mostrou também as limitações do método, pois foi interrompido na profundidade em que encontrou uma camada de cascalho de granulometria muito grossa (partículas com cerca de 30-50 mm de diâmetro).

A ECD se sente honrada em poder enriquecer a formação dos profissionais que atuam diretamente na Investigação Geoambiental de Áreas Contaminadas, e espera que essa contribuição ajude os trabalhos a serem cada vez melhores. O orgulho é ainda maior por contribuir com esse excelente curso de Pós-Graduação que é obrigatório para quem pretende atuar na área.

Abaixo algumas imagens

Encarregado Charles dirigindo o Trator 

Preparação para a demostração: ancoragem da sonda e ligações eletrônicas

Ferramental básico posicionado 

Sonda e equipamentos preparados, aguardando a chegada dos alunos 

Engenheiro Rafael, a Sonda e os veículos de apoio da ECD 

Equipe da ECD aguardando os alunos, com o ferramental e equipamentos preparados 

Marcos mostrando o cone com sensor de resistividade. À direita, o Coordenador Rodrigo e o professor Vicente 

Visão do público, composto basicamente pelos alunos do Curso de Pós-Graduação do SENAC

Perfil interpretado do Ensaio RCPTu com grau de detalhe


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Trabalho da ECD aprovado no VIII Seminário Internacional sobre Remediação e Revitalização de Áreas Contaminadas


O Instituto Ekos Brasil irá promover, em 2012, mais uma edição de seu já tradicional Seminário Internacional, uma dos eventos mais importantes para o mercado de áreas contaminadas no Brasil.
A 1a edição desse evento foi em 2002, e esse ano, o Seminário estará em sua 8a edição, com o nome: VIII Seminário Internacional Sobre Remediação e Revitalização de Áreas Contaminadas.
A programação desse evento pode ser vista nesse link.

E é com muito orgulho que a ECD anuncia que irá apresentar 3 trabalhos nesse evento: 2 painéis na Seção de Posters, dia 23/10 às 10:50 e uma apresentação oral no dia 22/10 às 14:20

Essa apresentação oral tem como tema principal a demonstração de uma investigação geoambiental realizada com uma abordagem inovadora para as investigações nacionais, que se aproxima do "Triad Approach" americano, realizando tomada de decisões em campo e utilizando metodologias de aquisição de dados em alta definição, como o RCPTu ou piezocone de resistividade auxiliando os métodos tradicionais consagrados como o "estado-da-arte" nas investigações geoambientais: Amostragem de Solo Direct Push + Instalação de poços com Hollow Stem Auger.

Esse trabalho é a base da Dissertação de Mestrado do Diretor Técnico da ECD Marcos Tanaka Riyis, que será o responsável pela apresentação oral.

Além das vantagens obtidas com essa abordagem de investigação, a apresentação irá tratar sobre as múltiplas possibilidades de uso do RCPTu, uma ferramenta consolidada nas investigações geotécnicas, mas com muito pouco uso no Brasil nas investigações geoambientais, bem como suas vantagens e limitações comparada com as ferramentas tradicionais.

A ECD está orgulhosa da sua conquista e, cada dia mais, percebendo que o investimento pesado em inovação, novas tecnologias e qualidade estão dando frutos. Participar do Seminário Internacional é muito importante. Ter um trabalho aprovado nesse evento é, realmente, algo para se comemorar.

Um pouco mais sobre os ensaios de RCPTu pode ser lido aqui e aqui

Para fazer a inscrição no Seminário, basta ir à página deles

Esperamos todos lá