segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sonda Hidráulica Portátil

Desde 2008, a ECD vem aperfeiçoando a sua Sonda Hidráulica Portátil. Inicialmente concebida para funcionar fazendo sondagens com Trado Sólido de 6'', com o objetivo de fazer serviços "de Trado". Ela cumpriu bem o seu papel, mas precisava de algumas modificações para ser realmente um equipamento procurado pelos clientes.
Em 2011, foram feitas as últimas modificações para torná-la o que é hoje. São elas:

- Modificações hidráulicas que aumentaram seu torque para cerca de 750 N.m (cerca de 8-10 vezes mais que o Trado Mecanizado)
- Modificações em seu funcionamento que proporcionaram um retorno rápido do cabeçote vazio, agilizando muito o processo
- Modificações na sua estrutura que permitiram um trabalho seguro com uma equipe de apenas 2 pessoas.
- Finalmente, em maio/2011, a ECD desenvolveu ferramentas especiais (Trados Ocos com ângulo de corte e desenho especialmente feitos para essa máquina) que permitiram que ela faça serviços com Hollow Stem Auger (Trado Oco) a uma profundidade de até 12 metros.

De lá pra cá, muitos trabalhos foram feitos com ela, sempre com muito sucesso. Hoje, podemos dizer que é um equipamento muito solicitado pelos parceiros da ECD, em especial em locais de difícil acesso e/ou com solo muito arenoso, onde teria que ser usado Trado Manual + Revestimento. Uma das metas da ECD para 2012 é acabar com o uso do revestimento, para isso, vai sempre oferecer essa Sonda Portátil para solos arenosos ou muito saturados.

Alguns exemplos:
- Site na Moóca - Todos sabemos que aquela região da cidade de São Paulo possui um solo argiloso plástico muito difícil de ser perfurado manualmente ou com equipamentos de pouco torque. O nosso cliente solicitou o Trado Mecanizado, pois os Manuais (tipo "cirandinha") não conseguiram fazer. O nosso Trado Mecanizado sofreu para instalar 1 poço de 8 metros por dia. No 2o dia, levamos a Sonda Portátil, e ela fez uma média de 2 poços/dia, com amostragem Direct Push, ou seja, mais do dobro da produtividade
- Site em Santo André - Um local de muito difícil acesso. Não cabia nenhuma das nossas outras sondas (Caminhão ou Trator) e era um solo arenoso, no qual deveriam ser feitos poços multiníveis. Os rasos foram feitos pelos nossos Trados Mecanizados, mas os profundos, teria que ser usado revestimento, e a profundidade era 10 metros (N.A em 1 metro, solo arenoso). Imaginem a dificuldade que seria. A sonda fez 3 poços em 2 dias, com Trados Ocos, já contando com a dificuldade de levá-la ao local
- Site em Santo André 2 - 3 poços de 6 metros na areia. Fomos contratados para Trado Mecanizado com revestimento. Levamos a Sonda Portátil para mostrar que a produtividade era bem maior. Resultado: 3 poços instalados em 1 dia com os Trados Ocos + Amostragem Direct Push

Em resumo: Para solos arenosos em pequenas profundidades (até 10-12 metros), utiliza-se esse equipamento com Trados Ocos e obtém-se um resultado muito expressivo ao se comparar com Trado Manual ou mesmo Mecanizado e um preço bem inferior ao das "Hollows" comuns. Para solos argilosos compactos que "não fecham" em grandes profundidades ( a partir dos 9 metros até 24 metros), utiliza-se a Sonda Portátil com Trado Sólido de 6'' e obtém-se um resultado que seria impossível com Trado Manual e extremamente difícil e lento com Trado Mecanizado, também a um preço inferior ao das "Hollows" comuns.

Se você tiver um site nessas condições, recomendo esse equipamento. Mais rápido, mais eficiente, mais qualidade, custo final melhor: esse é o padrão ECD

Algumas fotos:



Sonda Portátil com Trado Oco

Sonda Portátil com Trado Oco 

Sonda Portátil com Trado Oco - Retirando as Hastes internas de Direct Push

Sonda Portátil com Trado Oco

sábado, 28 de janeiro de 2012

Feliz 2012

Apesar de já estarmos no final de janeiro, gostaríamos de estabelecer as diretrizes da ECD para o ano de 2012, que está iniciando, da mesma forma que fizemos no início de 2010 e 2011.
O ano que começou muito bem, com uma avaliação formativa dos colaboradores, a discussão conjunta dos objetivos e metas da empresa para 2012 e com as sessões de treinamento teórico e prático. Em paralelo, os serviços continuaram na mesma quantidade do final do ano passado, com um ligeiro aumento, mas o que impressionou foi a quantidade de novas propostas realizadas. Mais de 40 em 16 dias úteis.
Essas atividades são, obviamente, importantes, porém, não se pode perder o foco do que foi estabelecido para o ano de 2012:

- Aumento da mecanização das atividades da ECD, com isso, diminuir o esforço físico dos colaboradores e aumentar a produtividade dos serviços
- Aumentar cada vez mais a Qualidade dos serviços: desde o atendimento inicial até a desmobilização da equipe de campo, para que todos: Clientes, parceiros, fornecedores e colabordores tenham orgulho em trabalhar com a ECD
- Ter colaboradores motivados e bem treinados

- Diferenciar-se da concorrência pela qualidade e por oferecer serviços diferenciados, inovadores e que melhorem a qualidade dos serviços dos nossos parceiros, que são as Consultorias Ambientais.
- Oferecer serviços que tenham produtividade alta, pois isso irá custar menos para o cliente (se em 1 dia, ao invés de 20 metros, fizermos 40 metros, o custo do projeto cairá praticamente pela metade) e vai gerar mais prêmio de produtividade para os colaboradores. Para a ECD, isso também será bom, pois estará se diferenciando da concorrência e ganhando mais parceiros.
- Iniciar o uso comercial do seu equipamento de CPTu na investigação de áreas contaminadas
- Tornar mais conhecidos seus 2 equipamentos mais recentes: Sonda acoplada ao Trator, que trabalha com Direct Push, Trados Sólidos de 6'' até 30 metros e Trados Ocos (Hollow Stem Auger) até 18 metros; e a Sonda Portátil, com sua unidade hidráulica independente, que trabalha com Amostragem de Solo, Trados Sólidos de 6'' até 24 metros e Trados Ocos até 12 metros, substituindo com sobras o Trado Manual com revestimento.
- Finalizar a aquisição de um equipamento de sondagem importado dos EUA (em breve mais notícias)
- Buscar sempre a atualização dos seus colaboradores em todos os níveis. O pontapé inicial nesse ano será a participação novamente da ECD na Environmental Field Conference/2012. Outros eventos estão em vista para esse ano
- Publicar trabalhos em revistas especializadas, participar de eventos, congressos, simpósios e o que mais estiver relacionado com nossa atuação
- Publicar seus relatos de experiência, disponibilizando-os para download
- Lançar o novo website até março
- Contribuir para que os trabalhos de investigação de áreas contaminadas fiquem cada vez melhores, levando mais tranquilidade à população e às gerações futuras, pelo menos quanto a esse problema ambiental.


Em breve, os primeiros artigos aqui no blog


Feliz 2012!!!!!!



ECD Sondagens Ambientais Ltda

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Treinamentos ECD-2012 - Parte 3: CPTu

Em mais uma etapa dos Treinamentos da ECD em 2012, buscando sempre a melhora contínua e uma avaliação formativa de seus colaboradores, foram realizados, na primeira quinzena de janeiro, testes exaustivos com o novo equipamento adquirido pela ECD, a Sonda CPTu com resistividade, ou R-CPTu.
Esse equipamento serve para realizar ensaios in-situ onde pode-se determinar alguns parâmetros do solo (resistência de ponta, atrito lateral, poro-pressão e condutividade elétrica) e com eles, dimensionar as fundações (em Investigações Geotécnicas) ou determinar com boa precisão o perfil litológico do solo e eventuais caminhos preferenciais (para Investigações Ambientais).
Como os ensaios de R-CPTu foram realizados no campo de testes da ECD, mesmo local dos Treinamentos dos Sondadores , o solo já é conhecido, o que pôde mostrar uma excelente correlação entre os resultados dos ensaios e as amostras de solo coletadas durante o treinamento.
O CPT, em sua versão mais moderna, o R-CPTu, mostrou-se uma excelente ferramenta, que será muito útil para as consultorias no decorrer desse ano e dos próximos. Em paralelo, a Sonda Hidráulica acoplada ao Trator (ECD-TR01) foi testada sob diversas condições e, novamente, mostrou que pode dar conta do recado tranquilamente, seja para fazer os ensaios de CPT, seja para realizar sondagens ambientais "normais", como Hollow, Direct Push, entre outros.

Abaixo, algumas fotos


Equipamento de CPTu montado e protegido

Ancoragem bem potente

Equipamento de CPTu + a sonda de Resistividade preparado para os ensaios

Sonda sobre Trator já ancorada e preparada para os ensaios

 Pré-Furo com Cabeçote da sonda, com bastante torque

Engenheiros e Técnicos treinando a operação do software

Visão global do campo de provas

Ensaio CPTu sendo realizado

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Treinamentos ECD 2012 - Parte 2

Dando continuidade aos treinamentos de 2012 da ECD, mais algumas equipes realizaram suas avaliações práticas e puderam aperfeiçoar seus procedimentos técnicos e de segurança no trabalho, enquanto novos equipamentos foram testados, sempre em busca de uma maior produtividade e maior qualidade nos serviços.
Um dos objetivos da ECD, além de procurar ser a melhor empresa de sondagens ambientais do país, é se tornar uma referência na formação de sondadores. Para isso, a educação continuada é primordial.


Abaixo, algumas fotos desse 2o dia de treinamento

Equipe de Sondagem Portátil (Trado Mecanizado). Área de trabalho isolada e tubos pousados sobre lona.

Visão geral do Treinamento da ECD Sondagens Ambientais.

Ao fundo, Sonda Sobre Trator com CPTu. À direita, Equipe de Trado Mecanizado

 Instrutor e Diretor Geral da ECD Sondagens, o Geólogo Manoel Riyis Gomes acompanha a Sonda sobre Trator efetuando ensaios de CPTu


Em resumo, mais um dia proveitoso, onde dúvidas puderam ser sanadas e os procedimentos padrão ECD puderam ser bem praticados e avaliados.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Treinamento - 2012

Entre os projetos da ECD para o ano de 2012 está o aumento da qualidade dos seus serviços, para que possa cada vez mais se diferenciar no mercado e se afirmar como empresa de excelência na área de Sondagens para fins de Investigação de Áreas Contaminadas.
Entre as ações para o incremento na qualidade está o treinamento do seu quadro de colaboradores. Logo na 1a semana de 2012, a ECD promoveu uma avaliação completa de seus colaboradores, um treinamento teórico sobre Investigação de Áreas Contaminadas, um treinamento teórico sobre as normas ABNT 15.495-1 e 15.495-2 e um treinamento prático de sondagem e instalação/desenvolvimento de poço de monitoramento.


Em breve falaremos mais sobre essas ações.
Seguem algumas fotos dos treinamentos


Sonda Portátil

Sonda Portátil usando Trados Ocos (Hollow Stem Auger)

Campo de Treinamento com as equipes e os instrutores

Equipe de sondagem portátil

Campo de Treinamento: equipes, instrutores e apoio

Equipe de sondagem portátil utilizando Trado Mecanizado

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Balanço de 2011

Nesse final de 2011 e início de 2012, é tempo de fazermos uma reflexão e avaliar o ano que passou.
Da nossa expectativa como empresa no início de 2011 (pode ser visto aqui), conseguimos cumprir a maior parte do que planejamos, ou seja:

- Que as parcerias que temos se consolidem cada vez mais - Parcial. Algumas se consolidaram, outras diminuíram um pouco, pois encontraram fornecedores com preço menor
- Que novas parcerias se estabeleçam, em uma relação respeitosa e de ganhos mútuos - Sim, esse item foi o que mais deu certo e foi o mais importante para o nosso ano que passou. Novas e grandes Consultorias nos procuraram em busca de um serviço de qualidade. Isso é realmente gratificante.
- Que os trabalhos de investigação ambiental tenham, no Brasil, cada vez mais qualidade - Não temos condições de medir, mas, pelo aumento dos concorrentes de sondagem mecanizada, acredito que os trabalhos estejam ficando melhores, com menos serviços manuais e mais serviços mecanizados. Obviamente, ainda falta muito, como vimos nos eventos e fóruns que participamos (como aqui e aqui) , mas parece que alguns passos foram dados.
- Que todos os atores (sociedade, órgão ambiental, consultorias, setor produtivo) exijam trabalhos, produtos e serviços cada vez melhores e, aos poucos, deixem de lado os serviços de má qualidade ou socialmente injustos. Parece que aconteceu e o caso do Center Norte foi emblemático nisso, e trouxe uma atenção maior à nossa área
- Que as modificações que planejamos nos processos e nos equipamentos tenham o resultado esperado: maior produtividade com menos esforço físico dos trabalhadores Mais um quesito totalmente correspondido. A produtividade aumentou em mais de 20% no ano e, pelo aumento do uso de equipamentos mecanizados, o esforço físico diminuiu
- Que o país continue crescendo e se desenvolvedo de maneira justa e sustentável - Embora não dependesse diretamente de nós, isso continuou acontecendo, felizmente. Inclusive, hoje o Brasil é um mercado que os grandes players estão de olho, inclusive na nossa área
- Que continuemos com o "bom problema" de falta de mão-de-obra, pois isso é sinal de progresso do país Felizmente a ECD mudou pouco de um ano para outro, e não precisamos "correr atrás" de gente
- Que os colaboradores que optaram por continuar conosco consigam usufruir da maior qualidade, eficiência e segurança nos processos de sondagem e amostragem que a ECD irá implementar em 2011.
- Que os colaboradores da ECD que optaram por continuar aumentem sua capacidade cooperativa e ajudem todos a "remar para o mesmo lado", sem disputa interna de nenhum tipo
- Que a família ECD continue a crescer e a fazer o seu trabalho da maneira mais harmoniosa e respeitosa possível Isso aconteceu nos 2 itens. Quem está conosco no final de 2011 está "remando pra frente". A família ECD cresceu em 2011!!!!!!


Para além das expectativas do início do ano, em 2011 conseguimos:
- Aumentar o número de equipes
- Aumentar a frota de veículos com carros 0 Km
- Modificar nossa Sonda Portátil (ECD-PT01) de modo a torná-la mais portátil e mais potente, permitindo que fure com Trados Ocos (Hollow Stem Auger) até 15 metros, e com isso, eliminando o uso de revestimento no Trado (trabalho semi-escravo)
- Modificar a nossa sonda hidráulica acoplada ao Trator (ECD-TR01), permitindo que fure com Trados Sólidos até 30 metros e Trados Ocos até 20 metros, inclusive em argila compacta
- Trazer de volta o Engenheiro Ambiental Rafael Muraro, após passagem pela Hidoplan, para aumentar o controle de qualidade nos serviços de sondagem e amostragem de água subterrânea, pois agora ele conhece bem o serviço do cliente
- A contratação do Técnico Ambiental Tiago, para Coordenar e executar parte dos serviços de amostragem e monitoramento de água subterrânea, o que aumentou a qualidade e diversidade dos serviços da ECD
- A aquisição do Transdutor de Pressão Levellogger, que permite a aquisição de dados mais confiáveis e mais rápidos em Slugs e Bail Tests
- A introdução de um novo serviço de sondagem: A intalação de poços de 1'' via Direct Push: um serviço de alta qualidade executado muito mais rápido, o que se traduz em menores custos. Isso se estabeleceu em 2011 devido às novas ferramentas desenvolvidas pela ECD e pela fabricação em escala industrial desses tubos de 1'', totalmente de acordo com a norma 15.495-1
- A aquisição do equipamento que permitirá à ECD dar um enorme salto de qualidade: a Sonda R-CPTu: um cone de resistividade acoplado à Sonda CPTu: um equipamento usado em Investigações Geotécnicas que permite observar online as características do solo. Para os estudos ambientais, permite identificar perfis litológicos com precisão de centímetros, ou seja, identifica finas lentes de material diferente do perfil global, por onde os contaminantes possam estar desenvolvendo um caminho preferencial
- A participação com a apresentação de trabalho em 2 eventos de grande magnitude: o II CIMAS e o 13o CBGEA
- A participação em 2 eventos do Programa PIA: o Investigação Detalhada e Plano de Intervenção e o Groundwater Camp




Em resumo, foi um ótimo anos para a ECD. Em breve, os planos para 2012, que trará muitas e excelentes novidades