Sondagem Mecanizada é Cara?


Frequentemente os clientes entram em contato conosco na ECD e nos pedem alguma proposta para sondagem e instalação de poços de monitoramento. Em geral, sugiro o uso de algum equipamento mecanizado, com as dimensões compatíveis com o acesso ao local e ao escopo que o cliente precisa. Pode ser alguma das nossas sondas sobre caminhão, a nossa sonda sobre Trator ou a nossa sonda hidráulica portátil
Muitas vezes, o cliente pergunta se não temos Trado Manual. Respondo que não, nossos equipamentos portáteis, por enquanto, são a sonda hidráulica portátil e os Trados Mecanizados ou Hidráulicos. Esses últimos para áreas com dificuldade de acesso para os outros equipamentos. Pergunto se ele prefere esses equipamentos portáteis por questões de acesso e, em geral, o cliente diz que prefere o Trado por questões de preço.
Sem entrar no mérito de preço x qualidade, pois sabemos que muitas vezes o orçamento disponível é muito restrito e o uso do Trado é a única alternativa, vamos contar uma breve história que aconteceu recentemente com a ECD:
Uma consultoria estava fazendo um projeto na região de Campinas, onde tinham que instalar poços em diversas profundidades, com o NA raso, em torno de 4,0-5,0 metros. A profundidade dos poços iria variar entre 6,0 e 30,0 metros. O solo era siltoso/argiloso com pouca variação.
A consultoria estava acostumada a trabalhar com Trado Manual, e fez os poços, iniciando pelos mais rasos, com essa ferramenta. Ao final de 3 semanas, usando 3 equipes de Trado Manual, conseguiram instalar 11 poços com profundidade variando entre 6 e 16 metros. Na média, um pouco mais de 1 poço por SEMANA pra cada equipe. Ou seja, uma média de pouco menos de 3 metros por dia. 
Para fazer os poços fundos, de 30 metros, a consultoria nos chamou. Nossa equipe, usando a sonda sobre caminhão, instalou, desenvolveu e acabou 3 poços de 30 metros em 3 dias, uma média de 30 metros/dia, ou 10 vezes mais.
Como a ECD, desde 2011, está formatando o seu preço com vários itens, mas o principal é a cobrança de aluguel de equipamento (por diária) e esse preço é, em média, 3 a 4 vezes maior que o do Trado Manual, mas a produção é 10 vezes maior, o preço da sondagem mecanizada é MAIS BARATO que o do Trado Manual.
Claro que pode haver variações, como dificuldade na liberação de pontos, piso muito espesso para romper, entre outras, mas, mesmo que a produção seja somente 2-3 vezes maior, ainda assim a Consultoria irá economizar, pois irá diminuir as horas de campo do seu Geólogo, Engenheiro ou outro profissional de campo que está acompanhando o serviço.
Ou seja, além da diferença de qualidade nos serviços, a sondagem mecanizada pode, muitas vezes, ser mais barata que a sondagem manual.
Abaixo, algumas fotos da sonda que fez a produção descrita acima em diversos sites






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varredura de Compostos Orgânicos Voláteis - VOCs

É Tempo de Mudanças na ECD (Agosto 2020)

Links Episódio #133 do Podcast Áreas Contaminadas - Diego Silva