Novos Colaboradores - Técnicos de Operação de Máquinas


A ECD Sondagens Ambientais Ltda, continuando a sua política de melhora contínua e de busca pela excelência na prestação de serviços de coleta de dados para investigações ambientais de áreas contaminadas, ampliou o seu quadro de colaboradores com a contratação de 02 Técnicos em Mineração (Clenilson e Eduardo), sendo um deles também Técnico em Mecânica e o outro também Técnico em Geologia.
A ECD, com essa medida, vai na contramão do mercado de sondagens que, em geral, busca trabalhadores com baixa qualificação e muita força física para "aguentar o tranco" dos trabalhos de campo. Esses normalmente entram como auxiliares, vão aprendendo o ofício na prática e alguns conseguem chegar a um cargo maior como Sondador ou Líder de Campo ou algo similar.
Nos exterior (EUA, Canadá, Europa, Japão, entre outros), quem opera os equipamentos de sondagem é profissional com nível superior E licença especial para aquela função naquele Estado (EUA) ou região (Europa).
A ECD optou por um caminho intermediário, contratando um profissional bem qualificado e com aptidão para trabalhos de campo. Com isso, consegue "adiantar" em pelo menos 3 anos a formação de um profissional de sondagem "comum" a partir de sua entrada como auxiliar, além de dar um passo à frente no sentido de se diferenciar como empresa-modelo no ramo de aquisição de dados para investigação ambiental.
Obviamente essa medida irá gerar um custo adicional para a empresa, mas, nesse momento, esse fator não é o essencial para a ECD. O que nós queremos é nos diferenciar pela qualidade, e muitos clientes precisam desse diferencial. A ECD já deixou de ganhar muitas concorrências, mas a diminuição aparente dos lucros no curto prazo certamente irá se converter na solidificação da imagem de empresa-referência que queremos.
Esse passo importante foi dado devido a uma conjunção de fatores:

- A decisão da ECD de caminhar para se tornar a melhor empresa do país no segmento em que atua.
- O aumento do uso de equipamentos mecanizados nas investigações em que a ECD participa
- O aumento da exigência de qualidade nos trabalhos que os clientes da ECD necessitam
- As modificações e melhorias nos equipamentos da ECD, de modo a deixá-los mais automatizados, menos dependentes da força física dos operadores e mais dependentes da capacidade técnica deles
- A ECD coloca o custo em segundo plano, pois quer se diferenciar pela qualidade.
- A introdução do uso do CPT, CPTu e R-CPTu nos trabalhos de investigação de áreas contaminadas, que torna obrigatória a capacitação dos colaboradores
- O desenvolvimento e aperfeiçoamento de equipamentos que permitiram que a ECD abandonasse os serviços de Trado Mecanizado com revestimento (existem empresas que fazem disso o seu carro-chefe, acrescentando bomba balde e tripé), por não serem considerados dentro dos princípios do "trabalho justo". Hoje, a ECD dispõe de sondas portáteis de diversas capacidades para suprir essa demanda
- A elaboração de um plano de carreira claro, com treinamentos e avaliações periódicas para todos os níveis.
- A decisão da ECD de não mais se denominar simplesmente uma empresa de Sondagens, mas sim, uma empresa especializada na coleta de dados apra investigação ambiental de áreas contaminadas. Isso requer uma qualificação que não se encontra facilmente no mercado brasileiro.

Clenilson e Eduardo: que a estada de vocês conosco traga bons frutos para todos: para vocês, para a empresa e para o mercado. Bem vindos à ECD!!!!!


Comentários

  1. obrigado espero sempre adquirir mais conhecimentos e aprender cada dia mais e mais nessa área que cresce a cada dia no Brasil, e espero estar contribuindo com o objetivo principal da empresa.

    Att
    Clenilson

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Varredura de Compostos Orgânicos Voláteis - VOCs

É Tempo de Mudanças na ECD (Agosto 2020)

Amostragem de Solo - Metodologias