ECD investindo na capacitação e atualização de seu Corpo Técnico


Nunca é demais lembrar que a ECD Sondagens Ambientais tem primado, nos últimos tempos, pela busca da excelência em seus serviços de aquisição de dados para investigação ambiental. Essa busca pela excelência passa, sem dúvida, pela constante capacitação e atualização de todo o seu corpo técnico.
Os treinamentos para os operadores, técnicos, sondadores e auxiliares de sondagem acontecem com frequência dentro da ECD, conforme pode ser lido aqui. Porém, essa postagem trata da capacitação de seus Técnicos e Engenheiros.
Nos últimos meses, a ECD, através de seus colaboradores, participou de alguns eventos muito importantes:

- Seminário de Oxidação Química (24/04/2012): um evento promovido pela Clean, trouxe palestrantes internacionais, junto com especialistas brasileiros, para falar sobre Oxidação Química In Situ. Embora não seja diretamente a área de atuação da ECD, a participação do Diretor Técnico Marcos Tanaka Riyis e do Engenheiro Ambiental Rafael Muraro Derrite foi muito importante para verificar as necessidades da Consultoria e, assim, oferecer tecnologias e serviços que caminhem em consonância com essas necessidades. Além disso, a fala dos palestrantes evidenciou, mais uma vez, a importância elevadíssima que se dá à investigação no exterior, e que mesmo as mais modernas tecnologias de remediação só funcionam quando o modelo conceitual da área está muito bem definido.

- Mini-Curso de Técnicas Especiais de Investigação Geológico-Geotécnica (15/05/2012): um mini-curso, ministrado pelo Professor Doutor Heraldo Giachetti, da FEB/UNESP (orientador da Dissertação de Mestrado do Diretor Técnico da ECD Marcos Tanaka Riyis), dentro do evento "I Jornada de Geotecnia da UFSCar"Nesse Mini-Curso, o prof Heraldo tratou, basicamente, de ensaios de cone, tanto o cone mecânico, quanto o cone elétrico (CPT), o pieocone (CPTu) e o piezocone de resistividade (RCPTu), que são ensaios geotécnicos que a ECD está oferecendo como instrumento de aquisição de dados para investigação ambiental, como pode ser visto aqui. Pela ECD, participaram o Engenheiro Rafael Muraro Derrite e o Técnico Ambiental Tiago Ferreira. Abaixo, algumas fotos do mini-curso


Parte teórica do mini-curso ministrado pelo prof Heraldo Giachetti 

Parte prática do mini-curso, com ensaios de CPTu


- 8a Semana do Meio Ambiente da UNESP/Sorocaba (23/05/2012): Um evento promovido pela UNESP/Sorocaba para os alunos de graduação, mas aberto à comunidade. A ECD, através de seu Engenheiro Ambiental Rafael Muraro Derrite ministrou um mini-curso sobre "Técnicas de Investigação de Áreas Contaminadas". Foram 4 horas muito proveitosas, onde os alunos de graduação puderam tomar contato com esse "Universo" e ver todas as possibilidades de atuação para o futuro profissional. Dada a importância do tema e à qualidade da apresentação do Engenheiro Rafael, o mini-curso teve suas vagas esgotadas rapidamente e foi muito bem avaliado. Abaixo, a foto do palestrante:




- Curso de Extensão em Investigação Geoambiental: Um curso promovido pela Escola de Extensão da UNICAMP, entre 05/05 e 14/07/2012. É um curso destinado a profissionais da área de Geologia, Geotencia ou Engenharia Ambiental que trabalhe com investigação geotécnica ou ambiental. São 8-10 sábados o dia inteiro de aulas teóricas e práticas sobre vários temas relacionados à investigação, entre eles: Hidrogeologia, CPTu, Amostragem de Água Subterrânea, etc. O Engenheiro Ambiental Rafael Muraro Derrite está participando do curso.


Pode-se perceber que a ECD está, realmente, investindo no seu corpo técnico e destinando recursos materiais, financeiros e humanos para a busca da excelência nos serviços de aquisição de dados para investigação ambiental.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varredura de Compostos Orgânicos Voláteis - VOCs

É Tempo de Mudanças na ECD (Agosto 2020)

Amostragem de Solo - Metodologias