ECD no Programa PIA - Investigação Detalhada e Plano de Intervenção

Atualização e Capacitação - ECD no Programa PIA

No 1o Semestre de 2011, a ECD Sondagens Ambientais, através de seu Diretor Técnico Marcos Tanaka Riyis, participou de dois importantes cursos que fizeram parte do Programa PIA.
O primeiro deles, refere-se a Investigação Detalhada e Plano de Intervenção em Postos de Abastecimento, realizado no mês de maio-2011. Foi um excelente curso, muito bem organizado e muito bem ministrado. O curso "pegou forte" no procedimento de Investigação Detalhada da CETESB, que foi devidamente esmiuçado pelo professores Abdalla e Augusto, e particularmente pelo Elton Gloeden. Muitos detalhes que passam despercebidos pelos relatórios das consultorias foram expostos, bem como os itens que, em geral, acabam faltando na maior parte dos estudos desse tipo. Mais detalhes aqui.
O fundamental do curso foi verificar, com dados mais precisos, que a Investigação é mais que essencial para o Gerenciamento de Áreas Contamiandas. Embora seja óbvio, na prática o que se tem visto é investigações pobres e remediações-pacote estabelecidas na base da tentativa e erro.



O leitor pode estar se perguntando: "o que a ECD tem a ver com isso? Ela não é consultoria!!!!!".
Basicamente pelos seguintes motivos:
- Nós estamos no ramo de áreas contaminadas. É nossa obrigação saber os detalhes do nosso serviço e quais as necessidades do nosso cliente: justamente as consultorias que trabalham com Investigação. Nós, da ECD, acreditamos que esse seja um diferencial importante da nossa empresa: a atualização constante e entender tecnicamente o trabalho da consultoria para oferecer a melhor solução.
- É fundamental saber como estão os trabalhos de investigação no Brasil, que é onde atuamos. A ECD tem acompanhado as novidades do mercado Europeu e Estadunidense, mas no Brasil não há muita informação online disponível sobre o atual estágio das investigações, e esses eventos são a melhor oportunidade para tomar esse contato.
- Verificar o que já ouvimos em muitos eventos: entender a área é a parte mais importante de todo o estudo. Não adianta e melhor tecnoligia e o mais revolucionário sistema de remediação se você não entende a área. Esse evento foi fundamental para isso: os professores mostraram que uma investigação, para atender as normas (observe que não estamos falando em excelência, somente em atender as exigências) precisa ser muito bem pensada, planejada, avaliada e revista nos seus detalhes. Percebemos que a ECD está no caminho certo: desenvolvendo ferramentas e equipamentos que permitam essa investigação com qualidade.
- Confirmar que não é possível fazer uma investigação adequada com equipamentos do século passado: girando Trado com a mão, amostrando água com "esgota-e-coleta", amostrando solo sem liner, fazendo "multiníveis-padrão", sem entender as camadas hidrogeológicas, e outros equívocos muito comuns nos trabalhos que vemos.
- Melhorar o nosso conhecimento sobre o tema. Isso ficará claro quando o sistema de créditos e/ou acreditação estiver institucionalizado. A ECD larga na frente e se diferencia de seus concorrentes nesse aspecto. 

Em resumo, foi um evento muito bom e muito proveitoso. Nesses quase 3 meses após a participação da ECD, pudemos melhorar nossos processos e oferecer novas soluções para as investigações detalhadas, em especial a Hollow Portátil, sobre a qual falaremos mais em breve.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Varredura de Compostos Orgânicos Voláteis - VOCs

É Tempo de Mudanças na ECD (Agosto 2020)

Links Episódio #133 do Podcast Áreas Contaminadas - Diego Silva