sexta-feira, 26 de março de 2010

Fotos Treinamentos Equipes Sondagem - fevereiro e março/2010

Fotos dos testes de equipes, equipamentos e ferramentas realizados no campo de provas da ECD entre fevereiro e março/2010

Fotos dos Treinamentos - fevereiro e março/2010

Equipe Hollow Stem Auger: Sondagem com amostragem de solo contínua via Direct Push e instalação de poço de monitoramento a 22 metros (NA= 6 metros)

Equipe Hollow Stem Auger: Arrumação do canteiro e novo suporte

Fotos Treinamentos ECD - fevereiro e março/2010

Equipe Hollow Stem Auger - Amostragem de Solo Direct Push por dentro dos Trados Ocos

Treinamento faça chuva ou faça sol - Marcos, Celso e Dennis tomando chuva

Equipe Hollow Stem Auger - sondagem com amostragem de solo contínua para instalação de poço de monitoramento a 18 metros (NA=6 metros)

Equipe Hollow Stem Auger - novo suporte

Treinamentos - 2010

Foi finalizada, em março/2010, a primeira rodada do ano de treinamentos das equipes de campo.
Foram realizados treinamentos teóricos e práticos para todos os colaboradores: Geólogos, Engenheiros Ambientais, Técnicos, Estagiários, Encarregados, Equipe de Manutenção, Sondadores e Auxiliares de Sondagem
Os treinamentos teóricos para as equipes de Sondagem tiveram o objetivo de compreender melhor as etapas do Gerenciamento de Áreas Contaminadas e o papel que a sondagem desempenha nesse processo, incluindo os cuidados com saúde e segurança e, em especial, coim a qualidade dos trabalhos, que se refletem fortemente na coleta de dados das consultorias que nos contratam. Para as equipes de Amostragem de Água Subterrânea e Monitoramento Ambiental (Engenheiros e Estagiários), o enfoque foi: as novas tendências do mercado, novas tecnologias de investigação ambiental (observadas na North American Environmental Field Conference, entre outros) e a nova norma ABNT que está na fase final de elaboração. Para o pessoal da pesquisa e manutenção, foram estabelecidas metas para o desenvolvimento de equipamentos, máquinas e ferramentas para melhorar a qualidade e aumentar ainda mais a produtividade das equipes de sondagem.
Os treinamentos práticos foram feitos em um campo de provas da ECD. As equipes de amostragem de água subterrânea fizeram várias amostragens via Low Flow (Low Flow Sampling) com diversos equipamentos, em diversos poços com várias profundidades. As equipes de sondagem fizeram vários tipos de sondagem, com todos os equipamentos, diversas configurações, instalaram muitos poços de monitoramento e realizaram várias e várias amostragens de solo.
Todas as atividades práticas foram filmadas, editadas e, posteriormente, debatidas com as equipes.
A Direção da ECD considera que essa série de treinamentos foi um marco para a empresa, que conseguiu, além de capacitar tecnicamente todos os envolvidos, integrar todos e uniformizar os procedimentos de campo. Abaixo algumas fotos desses treinamentos:



Treinamento - Equipe Trado Mecanizado - Sondagem 10 metros para instalação de Poço de Monitoramento

Treinamento - Equipe Trado Mecanizado - Arrumação do Canteiro de Obra


Equipe de Trado Mecanizado efetuando Amostragem de Solo com liner até 8 metros. Ao fundo, o diretor Mauro Tanaka Riyis filmando a equipe

Treinamento - Equipe Hollow no Trator - Arrumação do Canteiro de Obra com novo suporte

Treinamento - Equipe Hollow no Trator - Amostragem de Solo Direct Push com liner até 15 metros


Treinamento - Equipe Hollow no Trator - Sondagem com Hollow Stem Auger para poço multinível - 15 metros

Aulas na UNESP/Sorocaba

Desde março/2010, Marcos Tanaka Riyis, Diretor da ECD Ambiental e o Engenheiro Ambiental Dennis Akira Kagohara estão ministrando aulas para a turma de Graduação em Engenharia Ambiental na UNESP-Campus Sorocaba. Os dois são responsáveis pela disciplina "Gerenciamento de Áreas Contaminadas", com 2 créditos e irá durar todo o semestre.
Será um importante espaço de debate sobre o papel do Engenheiro Ambiental nesse mercado que se mantém em crescimento nos últimos 15 anos e que gera uma demanda pelo profissional. Infelizmente, não está presente nas grades da graduação das Universidades e faculdades de Engenharia Ambiental.
A ECD Sondagens Ambientais está ajudando a preencher essa lacuna, principalmente com a experiência prática dos trabalhos de campo.